Meiose - redução cromossómica

A meiose é um processo de divisão nuclear, no qual se reduz o número de cromossomas para metade. É precedida de uma interfase, ou seja, os cromossomas têm dois cromatídeos. A meiose compreende duas divisões.



Divisão I:

Prófase I- Enquanto que, no citoplasma, os centríolos originam o fuso acromático, o invólucro nuclear fragmenta-se e dá-se um emparelhamento dos cromossomas homólogos (que forma bivalentes). Entre cromatídeos de cromossomas homólogos estabelecem-se pontos de contacto (pontos de quiasma), onde podem ocorrer trocas de segmentos (crossing-over).

Metáfase I- Os cromossomas homólogos dispõem-se na placa equatorial, com os pontos de quiasma no plano equatorial e os centrómeros voltados para os pólos.
Anáfase I- Os cromossomas homólogos separam-se aleatóriamente e migram para pólos opostos, levando já, nos seus cromatídeos, segmentos trocados do respectivo homólogo.
Telófase I- Os cromossomas atingem os pólos. Refazem-se os invólucros nucleares e dá-se a dissolução do fuso acromático. Cada núcleo tem n cromosomas, um de cada par homólogo original. Os cromossomas têm dois cromatídeos.

Divisão II:

Prófase II- em cada uma das células da divisão I há individualização dos cromossomas, dissolução do invólucro nuclear, formação do fuso acromático e afastamento dos centríolos.

Metáfase II- os cromossomas dispõem-se no equador do fuso, com os centrómeros no plano equatorial.

Anáfase II - dá-se o rompimento dos centrómeros e separação dos cromatídeos, sendo estes arrastados para pólos opostos.

Telófase II- dissolvem-se os fusos acromáticos, formando-se quatro invólucros nucleares. Todos os núcleos contêm n cromossomas.

Sem comentários: