Estratégias de Reprodução Assexuada

Reprodução Assexuada - tipo de reprodução sem intervenção de células sexuais e sem fecundação, na qual os descendentes provêm de um único progenitor, sendo geneticamente idênticos a ele e entre si.

Bipartição/Cissiparidade: a célula divide-se em duas células-filhas aproximadamente iguais.
Exemplos: paramécia, amiba, planária


Gemiparidade/Gemulação: surgem pequenas saliências no progenitor - gomos ou gemas -, que acabam por originar descendentes. Nos seres pluricelulares, os descendentes não se separam dos progenitores, originando colónias.
Exemplos: leveduras, esponja, hidra


Fragmentação: após a ocorrência de uma fragmentação no organismo, este é capaz de regenerar as partes do corpo em falta em cada fragmento.
Exemplos: estrela-do-mar, anémona, planária, espirogia


Multiplicação Vegetativa: porções de determinados órgãos (como folhas, rizomas, tubérculos, estolhos...) com grupos de células indiferenciadas originam novos descendentes.
Exemplos: morangueiro, ebolas, batateira, fetos


Esporulação: produção de células resistêntes- esporos - capazes de germinar e originar novos descendentes, quando as condições do meio são favoráveis.
Exemplos: bolor, fetos, musgo



Partenogénese: são formados descendentes a partir de um óvulo não fecundado.
Exemplo: pulgões, abelhas, alguns peixes, aníbios e reptéis



Reflexão: Apesar da existência de várias estratégias de reprodução assexuada, em todas elas se formam indivíduos geneticamente idênticos. Este processo é vantajoso, visto que é bastante rápido e é gasta pouca energia. Além disso, uma vez que é necessário apenas um progenitor, podem formar-se colónias a partir de um só ser. No entanto, como a variabilidade genética é praticamente nula, a reprodução assexuada pode trazer a desvantagem de não favorecer a evolução da espécie.

Sem comentários: