Nevado del Ruiz

Localização Geográfica: O vulcão Nevado del Ruiz situa-se na Colômbia e faz parte da longa cordilheira dos Andes. O cume deste vulcão atinge os 5389 metros de altura.

Tipo de Vulcão: As suas características indicam que é um vulcão composto, com um cone vulcânico alto e associado a erupções do tipo explosivo, em que as lavas são muito viscosas e ocorrem violentas explosões devido à compressão dos gases aprisionados no vulcão.

Contexto Tectónico: O Nevado del Ruiz formou-se devido à convergência existente entre a placa de Nazca e a placa Sul-Americana. A colisão destas duas placas deu origem a uma deformação da crusta e à progressiva elevação da placa Sul-Americana sobre a placa de Nazca. Todo este processo de compressão originou uma grande actividade sísmica e vulcânica, levando ao aparecimento de vários vulcões, incluindo este.

Historial de actividade:O Nevado del Ruiz entra em erupção entre intervalos de cerca de 160 a 400 anos. Exitem três grande erupções a destacar:
- 12 de Março de 1595. Nesta erupção houve grandes destruições e a morte de 636 pessoas;
- 9 de Fevereiro de 1845, em que morreram mais de um milhão de pessoas;
- 13 de Novembro de 1985, data que ficou conhecida em todo o mundo como o dia de uma grande tragédia em que mais de 9000 casas foram destruídas e morreram cerca de 2600 pessoas.

Curiosidades:
- O Ruiz é o maior vulcão da cordilheira dos Andes;
- No seu topo, possui uma camada de gelo e neve com cerca de 500 metros;
- A catástrofe de 1985 ficou marcada pela história de uma menina que esteve enterrada em lama durante 3 dias, acabando por morrer.

Fontes:http://w3.ualg.pt/~jdias/GEOLAMB/GAn_Casos/NevadodelRuiz/NRuiz_1.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nevado_del_Ruiz
http://enemy.no.sapo.pt/Nevado%20del%20Ruiz.ppt



Reflexão: Ao realizar este pequeno trabalho, aprendi muito acerca deste vulcão, da sua formação, constituição e história. Aprendi também que nem todas as erupções são formadas pelas habituais explosões ou escoadas de lava: exitem outras (como é o caso) em que ocorrem, por exemplo, escoadas de lama quente, que podem ser tanto ou mais prejudiciais que as de lava. Além disso, consegui alcançar uma visão mais realista das consequências destas catástrofes, que são devastadoras. Espero que todos os alunos da turma tenham aprendido tanto como eu com este trabalho. =)

3 comentários:

Tomás Soares disse...

Desculpa informar por aqui mas e mais facil! O meu blog mudou de Url e eu peço que alteres o link que agora é http://amigodasciencias.blogspot.com/
Obrigado e parabéns pelo Blog!

JungKook disse...

hi i like your stie.

JungKook disse...

i love your site.