Risco Geomorfológico nas Bacias Hidrográficas

O florescimento de cidades, perto de rios, deve-se à sua utilização como via de comunicação, à facilidade no acesso a água, energia e alimento e à fertilidade dos solos das margens.

Rio: curso de água doce, de cariz permanente.

Caudal:
quantidade de água que passa, por unidade de tempo, numa secção do rio.

Bacia Hidrográfica: toda a região, rodeada de zonas mais ou menos altas, onde está implantada uma determinada rede hidrográfica de um rio.

Rede Hidrográfica: conjunto de um rio e de todos os seus afluentes.

O leito de um rio é o espaço que pode ser ocupado pelas águas, sendo possível distiguir o leito aparente (sulco onde normalmente correm as águas e os materiais que elas transportam), o leito de cheia (espaço do vale que é inundável) e o leito de estriagem (zona ocupada por uma quantidade menor de água).



Risco Geológico dos Rios:


Erosão- remoção de partículas das rochas (do leito e da margem). Deve-se à pressão exercida pela água em movimento, aumentando com a velocidade das águas.



Transporte- transporte de fragmentos sólidos (detritos) pelo curso de água. Pode ser feita por saltação, rolamento, arrastamento ou suspensão.

Sedimentação- deposições dos materias, no leito ou nas margens. Os materiais mais pesados e maiores depositam-se a montante, enquanto os menos pesados e de menores dimensões se depositam juzante.

Sem comentários: