Neodarwinismo - Teoria Sintética da Evolução

Apesar de no século XX ser já aceite pela comunidade científica, o Darwinismo não explicava os mecanismos responsáveis pelas variações existentes nas espécies e o modo como estas de transmitiam de geração em geração.

Em 1942 surgiu o Neodarwinismo, ou Teoria Sintética da Evolução, que abrange a variabilidade genética e a selecção natural.

A selecção natural actua sobre a diversidade, sendo que esta tem como fonte primária a ocorrência de mutações e como fonte mais próxima a recombinação genética.

Mutações- são a fonte de novos alelos (novas formas génicas), pois apesar de, na sua maioria, trazerem inadaptção (sendo eliminadas por selecção natural), há algumas que não trazem qualquer adaptabilidade especial e outras que podem até trazer vantagens. De qualquer forma, os novos genes são adicionados ao fundo genético da população.



Recombinação Genética- através da meiose e da fecundação, os genes do fundo genético sofrem recombinação nos indivíduos da mesma espécie, aumentando gradualmente a variabilidade genética.

Partindo da variabilidade, o indivíduo com a combinação genética mais vantajosa é seleccionado, em relação a outros, menos favorecidos, da mesma população. Quanto maior a diversidade, maior é a capacidade de adaptação a mudanças do meio.

Assim, a evolução é a mudança do fundo genético da população.

Sem comentários: