Origem das células eucarióticas

O pequeno tamanho das células procarióticas limita a sua actividade metabólica. No entanto, o aumento do volume da célula não era uma solução para
este problema, uma vez que não é acompanhado por um aumento proporcional da área superficial, através da qual se efectuam trocas com meio envolvente.
O aumento da actividade metabólica das células foi conseguido pela evolução das células eucarióticas a partir de células procaróticas.

Hipóteses que permitem explicar a origem das células eucarióticas:

Hipótese Autogénica - as células procarióticas desenvolveram sistemas endomembranares resultantes de invaginações da membrana celular. Essas invaginações terão acabado por se isolar e especializar, originando o núcleo e os vários organelos da célula eucariótica.

Hipótese Endossimbiótica - uma célula procariótica de maiores dimensões captou outras menores, que resistiram no seu interior. Origiou-se uma relação de simbiose, sendo que estas células passaram a ser dependentes umas das outras , constituíndo organismos estáveis e singulares. As células-hóspedes vieram a constituir os organelos das células eucarióticas.


Sem comentários: