A
O sangue do grupo A possui anticorpos designados por Anti-B, ou seja, é incompatível com o grupo B.
As pessoas cujo sangue é do tipo A podem receber sangue do seu grupo e do grupo O, mas não dos tipos B e AB. Apenas podem dar sangue a indivíduos com sangues do seu tipo e do tipo AB.
B
B
O sangue do tipo B apresenta anticorpos chamados Anti-A, sendo por isso incompatíveis com sangue do tipo A.
Quem possui sangue do tipo B pode receber sangue dos grupos B e O, mas é incompatível com A e AB. O seu sangue só pode ser doado a pessoas com sangue do seu grupo ou do grupo AB
AB
Apresenta características tanto do A como do B, e não possui anticorpos.
As pessoas do tipo AB são receptoras universais: podem receber sangue de todos os outros, mas só podem dar aos do seu próprio tipo.
O
As pessoas do grupo O não têm as caracterísiticas de A e de B na membrana dos glóbulos vermelhos, mas possuem ambos os anticorpos.
Assim, quem possui sangue do tipo O é um dador universal, pois podem dar sangue a qualquer das que têm outros tipos de sangue, mas só podem receber sangue do mesmo tipo que o seu.
Além disso, o sangue pode ser positivo ou negativo, de acordo com a presença de um outro marcador, o factor RH. Assim sendo, quando esse factor está presente o sangue é positivo, e quando está ausente, é negativo.
Reflexão: Com esta pequena pesquisa consegui começar a compreender o porquê da existência de diferentes grupos sanguíneos e quais as principais diferenças entre eles. Além disso, é também possível entender porque motivo os sangues são compatíveis ou incompatíveis entre si. Mas o mais importante de tudo é saber que devemos dar sangue, pois este pequeno gesto pode salvar vidas!!
Sem comentários:
Enviar um comentário