Aula Prática - Dissecação do Coração de um Porco

Inicialmente, observámos e analisámos o coração exteriormente, identificando as aurículas e ventrículos e as artérias aorta e pulmonar.

De seguida, procedemos à dissecação do órgão segundo duas linhas definidas no protocolo fornecido pelo professor. Posteriormente, introduzimos uma vareta na artéria pulmonar (que leva o sangue venoso até aos pulmões) e verificámos que esta tem ligação com o ventrículo direito. O mesmo foi feito na artéria aorta (que leva sangue arterial a todas as partes do corpo), e conferimos que esta tem ligação com o ventrículo esquerdo.

Após a dissecação, pude comprovar que a espessura do miocárdio na parte esquerda do coração é maior do que na parte direita, uma vez que é a parte esquerda que impulsiona o sangue para todo o corpo, exercendo por isso mais força.

Reflexão: Através desta actividade experimental passei a conhecer melhor o funcionamento do coração, assim como se tornou mais fácil a identificação das diferentes cavidades e artérias. Isto permitiu também que entendesse melhor a circulação sanguínea dos mamíferos.

Achei a actividade muito interessante pois, não só foi uma experiência diferente, como também nos permitiu o contacto com um órgão muito semelhante ao do ser humano.

Sem comentários: