Reflexão: este cartoon mostra que, de facto, segundo Darwin, os macacos podem ser considerados nossos parentes afastados. De acordo com a teoria Darwinista, estes animais foram evouluíndo pois os menos aptos acabavam por ser eliminados pela selecção natural, enquanto que os mais aptos (mais parecidos com o Homem actual), viveram durante mais tempo e reproduziram-se mais, originando indivíduos com as mesmas características. Este processo ter-se-á repetido continuamente até originar o Homem.

Lamarckismo e Darwinismo (o famoso caso das girafas)


Darwinismo

Fundamentos do Darwinismo:

Geologia:
- as leis naturais são constantes no espaço e no tempo
- deve explicar-se o passado à luz do presente (uniformitarismo)
- durante a historia da Terra têm ocorrido mudanças geológicas lentas e graduais

Darwin admitiu que, à semelhança da Terra, os seres experimentam mudanças lentas, constantes e graduais.

Biogeografia:
- nas ilhas Galápagos, Darwin visualizou variedades de tartarugas gigantes e tendilhões, sendo estes, no entanto, semelhantes. Isto pôs a possibilidade de uma origem comum.

Malthusismo:
- segundo Malthus, nascem mais seres do que os que podem sobreviver, pois o meio não os pode sustentar
- Darwin observou que as populações tendem a crescer continuamente, mas o número de indivíduos não aumenta uito de geração em geração, a curva de crescimento é em S.
- Na enorme diversidade do mundo vivo, devido à escassez de alimento, vai haver uma luta pela sobrevivência.


Darwinismo: Os seres vivos, na mesma espécie, apresentam variações. Umas são mais bem adaptadas ao meio, sendo que se dá uma luta pela sobrevivência e os menos aptos são eliminados ao longo do tempo (selecção natural). Os indivíduos mais aptos vivem durante mais tempo e reproduzem-se mais (reprodução diferenciada), transmitindo as suas características à descendência.


Lamarckismo

O Lamarckismo é uma teoria evolucionista que se resume a duas leis.

Lei do uso e desuso: o ambiente condiciona a evolução, levando à adaptação, que permite aos seres vivos desenvolver características estruturais ou funcionais, que lhe permitam sobreviver e reproduzir-se. A necessidade de um órgão cria-o e a função modifica-o (se é mais utilizado torna-se maior, mais forte, e se é menos utilizado atrofia e degenera).

Lei da herança dos caracteres adquiridos: as modificações produzidas nos indivíduos, pelo uso e desuso, são hereditárias. Assim, as espécies caminham para a perfeição, pela interacção com o meio.



Esta teoria dá à evolução uma intensão ou objectivo, sendo as alterações resultantes da "procura do melhor", pela espécie.

Origem das células eucarióticas

O pequeno tamanho das células procarióticas limita a sua actividade metabólica. No entanto, o aumento do volume da célula não era uma solução para
este problema, uma vez que não é acompanhado por um aumento proporcional da área superficial, através da qual se efectuam trocas com meio envolvente.
O aumento da actividade metabólica das células foi conseguido pela evolução das células eucarióticas a partir de células procaróticas.

Hipóteses que permitem explicar a origem das células eucarióticas:

Hipótese Autogénica - as células procarióticas desenvolveram sistemas endomembranares resultantes de invaginações da membrana celular. Essas invaginações terão acabado por se isolar e especializar, originando o núcleo e os vários organelos da célula eucariótica.

Hipótese Endossimbiótica - uma célula procariótica de maiores dimensões captou outras menores, que resistiram no seu interior. Origiou-se uma relação de simbiose, sendo que estas células passaram a ser dependentes umas das outras , constituíndo organismos estáveis e singulares. As células-hóspedes vieram a constituir os organelos das células eucarióticas.