Aula Prática - Dissecação do Coração de um Porco

Inicialmente, observámos e analisámos o coração exteriormente, identificando as aurículas e ventrículos e as artérias aorta e pulmonar.

De seguida, procedemos à dissecação do órgão segundo duas linhas definidas no protocolo fornecido pelo professor. Posteriormente, introduzimos uma vareta na artéria pulmonar (que leva o sangue venoso até aos pulmões) e verificámos que esta tem ligação com o ventrículo direito. O mesmo foi feito na artéria aorta (que leva sangue arterial a todas as partes do corpo), e conferimos que esta tem ligação com o ventrículo esquerdo.

Após a dissecação, pude comprovar que a espessura do miocárdio na parte esquerda do coração é maior do que na parte direita, uma vez que é a parte esquerda que impulsiona o sangue para todo o corpo, exercendo por isso mais força.

Reflexão: Através desta actividade experimental passei a conhecer melhor o funcionamento do coração, assim como se tornou mais fácil a identificação das diferentes cavidades e artérias. Isto permitiu também que entendesse melhor a circulação sanguínea dos mamíferos.

Achei a actividade muito interessante pois, não só foi uma experiência diferente, como também nos permitiu o contacto com um órgão muito semelhante ao do ser humano.

Curiosidades - Tipos de Sangue

Existem quatro tipos de sangue: A, B, AB e O. Estas classificações são atribuídas de acordo com a presença ou ausência de antígenos nos glóbulos vermelhos ou de anticorpos no plasma.

A
O sangue do grupo A possui anticorpos designados por Anti-B, ou seja, é incompatível com o grupo B.
As pessoas cujo sangue é do tipo A podem receber sangue do seu grupo e do grupo O, mas não dos tipos B e AB. Apenas podem dar sangue a indivíduos com sangues do seu tipo e do tipo AB.

B
O sangue do tipo B apresenta anticorpos chamados Anti-A, sendo por isso incompatíveis com sangue do tipo A.
Quem possui sangue do tipo B pode receber sangue dos grupos B e O, mas é incompatível com A e AB. O seu sangue só pode ser doado a pessoas com sangue do seu grupo ou do grupo AB

AB
Apresenta características tanto do A como do B, e não possui anticorpos.
As pessoas do tipo AB são receptoras universais: podem receber sangue de todos os outros, mas só podem dar aos do seu próprio tipo.

O
As pessoas do grupo O não têm as caracterísiticas de A e de B na membrana dos glóbulos vermelhos, mas possuem ambos os anticorpos.
Assim, quem possui sangue do tipo O é um dador universal, pois podem dar sangue a qualquer das que têm outros tipos de sangue, mas só podem receber sangue do mesmo tipo que o seu.

Além disso, o sangue pode ser positivo ou negativo, de acordo com a presença de um outro marcador, o factor RH. Assim sendo, quando esse factor está presente o sangue é positivo, e quando está ausente, é negativo.

Reflexão: Com esta pequena pesquisa consegui começar a compreender o porquê da existência de diferentes grupos sanguíneos e quais as principais diferenças entre eles. Além disso, é também possível entender porque motivo os sangues são compatíveis ou incompatíveis entre si. Mas o mais importante de tudo é saber que devemos dar sangue, pois este pequeno gesto pode salvar vidas!!