Circulação Simples e Circulação Dupla

Existem dois tipos distintos de circulações sanguíneas: a circulação simples e a circulação completa.

Na circulção simples, o sangue passa uma única vez pelo coração em cada ciclo circulatório, sob a forma de sangue venoso.
Este tipo de circulção ocorre em vertebrados de respiração branquial, como é o caso dos peixes.

Na circulação dupla, o sangue percorre dois circuitos diferentes, sendo que passa duas vezes pelo coração em cada ciclo circulatório:
- circulação sistémica, que leva o sangue arterial a todo o corpo;
- circulação pulmonar, que conduz o sangue venoso aos pulmões, para ser oxigenado.
Este tipo de circulação ocorre nos vertebrados de respiração pulmonar.
A circulação dulpa pode ser:
  • Incompleta - o coração possui duas aurículas e um ventrículo, ocorrendo uma mistura de sangue venoso e arterial no ventrículo. Está presente, por exemplo, nos anfíbios.

  • Completa - o coração possui duas aurículas e dois ventrículos, sendo que não há mistura de sangue venoso com sangue arterial. O sangue arterial circula apenas na parte esquerda do coração, enquanto que o sangue venoso circula na direita. É típica das aves e mamíferos.

A circulação dupla completa permite um fornecimento mais eficaz de oxigénio às células, o que vai manter constante a temperatura corporal do ser.

Curiosidades - Semelhanças entre uma Planta e o Homem

Esta imagem permite fazer uma comparação entre o organismo de uma planta e o organismo do ser humano.

Assim, podemos ver que, da mesma maneira que no nosso corpo os intestinos absorvem os nutrientes necessários à nossa alimetação, nas plantas, as raízes absorvem do solo os sais e a água que estas precisam para sobreviver.

O nosso sangue corresponde à seiva das plantas, uma vez que ambos os fluidos circulam por todo o organismo, fornecendo às células os produtos que elas necessitam.

Os pulmões podem ser relacionados com as folhas uma vez que, assim como é nos pulmões que ocorrem as trocas gasosas relativas à respiração, é através das folhas que a planta respira, efectuando trocas de gases através dos estomas.

Os órgãos sexuais do ser humano podem ser identificados com as flores. É nas flores das plantas que se encontram os órgãos que permitem a reprodução: os estames correspondem ao órgão sexual masculino e os carpelos ao órgão sexual feminino. A reprodução inicia-se quando o pólen das anteras (localizadas nos estames) entra no carpelo, através do estigma (polinização).


Reflexão: esta imagem é interessante pois permite comparar dois organismos que, à primeira vista, não têm nada em comum mas que, afinal, apresentam várias semelhanças. Apesar de serem utilizadas estruturas diferentes, realizam as funções idênticas.

Fotossíntese e as suas fases

A fotossíntese é o processo através do qual as plantas produzem o seu próprio alimento, utilizando água e dióxido de carbono e tendo como produtos oxigénio e compostos orgânicos.
Mas a fotossíntese é muito mais complexa do que aparenta ser. Está dividida em duas fases: fotoquímica e química.

Fase Fotoquímica:
-ocorre na membrana dos tilacóides e depende directamente da luz
-gera-se uma corrente de electrões que libertam energia utilizada na síntese de ATP e que acabam por fluir até um aceitador final (NADP+), que é reduzido a NADPH
-dá-se a fotólise da água, em que as moléculas são desdobradas em oxigénio, iões de hidrogénio e electrões
-a energia luminosa transforma-se em energia química

Fase Química:
-ocorre no estroma e não depende directamente da luz
-ocorre a incorporação de dióxido de carbono
-são produzidos compostos orgânicos (como glicose) e são regeneradas moléculas aceitadoras de CO2
-é utilizado o ATP formado na fase anterior em reacções de fosforilação
-dá-se a redução de moléculas por hidrogénios cedidos pelo NADPH, originando NADP+